Sustentabilidade

Os empreendimentos Etoile são construídos seguindo critérios sustentáveis e, como prática, a empresa adota em seus projetos a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional com foco na sustentabilidade.

Antes, durante e após os trabalhos de construção, todos os empreendimentos são supervisionados com o objetivo de entregar uma edificação que tenha o menor impacto possível no meio ambiente e que contribua para a qualidade de vida dos seus usuários.

Confira algumas das práticas adotadas:

Certificação LEED



  • Espaço Sustentável

    Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos.

  • Eficiência do uso da água

    Promove inovações para o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável e alternativas de tratamento e reuso dos recursos.

  • Energia e Atmosfera

    Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes.

  • Materiais e Recursos

    Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários.

  • Qualidade ambiental interna

    Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis.

  • Inovação e Processos

    Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria.

  • Créditos de Prioridade Regional

    Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local. Quatro pontos estão disponíveis para esta categoria.